skip to Main Content
(+351) 933 371 926 geral@osenhordobanco.pt

Pediu uma simulação de Crédito Habitação e agora, o que deve analisar?

Pediu Uma Simulação De Crédito Habitação E Agora, O Que Deve Analisar?

Quando iniciamos a procura de uma casa, a grande maioria de nós não tem como a pagar a pronto, pelo que o normal será que entremos em contacto com o nosso banco, a fim de receber uma proposta para o crédito habitação. Muitos, por inércia ou falta de conhecimento, julgam que nem vale a pena comparar a proposta do seu Banco, com Bancos concorrentes, mas a grande maioria das vezes, estão a fazer um mau negócio.  

Devemos ter em conta, que o banco onde tem conta bancária, depende dos produtos que disponibilizam aos clientes, assim como qualquer outro banco. Eles vendem dinheiro e fazem-no pela via da conceção de crédito. Na sua rua, há de ter várias pastelarias, cada uma com o seu preço e você escolhe entre elas para conseguir o melhor negócio. Num banco não é diferente, eles vendem dinheiro e se puderem vender o dinheiro mais caro e você aceitar, então são eles estão a fazer um bom negócio. O ideal para si, será sempre comparar propostas, pois por vezes, mesmo que por inércia não queira mudar o Banco, o facto de analisar outras propostas e dar a conhecer ao seu Banco que sabe que a proposta deles não é competitiva, poderá levá-los a baixar as condições para não o perder como cliente. Por que não aproveitar essa “competição” para escolher a melhor vantagem para si e para o seu financiamento? E se no limite, as diferenças forem expressivas, fará sentido fazer um esforço e mudar de Banco. 

Quando pedimos um crédito habitação a qualquer instituição financeira, essa deve obrigatoriamente enviar-nos uma simulação designada por FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), um documento que contém todas as informações referentes à proposta de financiamento. Atualmente, as simulações, (FINE’s), têm de cumprir determinadas normas europeias, ou seja, por mais que pareçam ser diferentes de um banco para outro, na realidade contém as mesmas estruturas e respeitam as regras da União Europeia, podendo então serem comparadas de forma mais simples. No entanto, é importante destacar que a FINE é uma simulação feita de acordo com informações que o cliente reporta, sem a análise dos documentos, e não têm vínculo forma, pelo que as condições finais poderão ser diferentes após análise do banco, no entanto, é normal que a maiorias propostas coincidam com a decisão final. 

Assim, o que é essencial validar numa FINE?

Geralmente a FINE é composta por duas partes (A e B) e algumas secções distintas. Segue uma sistematização das secções e esclarecimentos mais importantes:

Ao saber que todas essas informações são seguramente comparáveis, e assumindo que a informação partilhada com os Bancos é igual, podemos chegar a conclusão se o banco A ou B é mais competitivo, sejam nas taxas, sejam nos seguros ou ainda, nas vendas associadas. É frequente que as diferenças para o mesmo processo, entra o Banco mais caro e o mais barato, sejam de milhares de euros, no final do empréstimo. A concorrência entre os bancos para conquistar e manter clientes só é benéfica pra si, pelo que deve procurar usufruir da mesma. 

Na prática o que o propomos fazer, é precisamente o que fazemos quando nos procuram n’ O Senhor do Banco. No entanto, no nosso caso, a experiência e o acumular de processos, facilita-nos a tarefa pois já após um pré-análise das condições do processo, já sabemos identificar quais as melhores opções a considerar. Enquanto intermediário de crédito, devidamente autorizados pelo Banco de Portugal, fazemos toda a pesquisa por si, entramos em contacto com os bancos, recebemos as FINE’s e encaminho-lhes com os principais destaques e vantagens e desvantagens de cada proposta. Analisamos caso a caso e procuramos encontrar a oferta mais competitiva, ajustada a cada situação. Entre em contacto connosco e deixe que a nossa experiência o ajude a realizar esse grande passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *